QUEM SOU EU ???

Minha foto
Alguém que acredita no carisma da "COMUNHÃO", da comunhão de vida, e é justamente por esta razão que quero dividir a minha experiência com Jesus com você. Frases Bíblicas: "Nós somos loucos por amor de Cristo..." (I Coríntios 4,10). "...Porque estou enferma de amor" (Cântico dos Cânticos 2,5). "Quanta razão há de te amar!" (Cânticos dos Cânticos 1,4). "...O Teu nome é como um perfume derramado" (Cânticos dos Cânticos 1,3). "Como és belo. meu amor! Como és encantador!" (Cânticos dos Cânticos 1,16). "Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração" (Mateus 6,21 e Lucas 12,34). "...Amas-me mas do que estes?...Amas-me?...Amas-me?..." (João 21,15-17). "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14,6).

OBRIGADA PELA VISITA !!!

contador de acesso

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"POR QUE DEVEMOS LER A BÍBLIA ?"


Obs: Imagem extraída do site: www.amormariano.com.br


"POR QUE DEVEMOS LER A BÍBLIA ?"


Quero começar esta reflexão com a citação dos seguintes textos: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24,35) e "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhes acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisas das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão escritas neste livro" (Apocalipse 22,18). 

Poderia citar vários outros textos, sem esquecer o Salmo 119 que em sua totalidade fala das Escrituras Sagradas, mas considerei estes muito fortes e adequados para nos despertar ainda à leitura da palavra de Deus. 

Mesmo havendo hoje grandes autores, tratando de temas relevantes, abordando assuntos relacionados ao indivíduo, é surpreendente que a Bíblia continue batendo todos os recordes de venda. Um tempo atrás li a seguinte afirmação: "Depois da Bíblia, o Guinness Book é o livro mais vendido do mundo". 

Temos acesso a Bíblia nas mais diversas  versões e formatos. Foi escrita por cerca de 40 escritores, num período de quinze séculos, indo de Moisés a João, em três línguas: hebraico, aramaico e grego, estando os seus escritores em três continentes diferentes: África, Ásia (Oriente Médio) e Europa. Está ao alcance de muitos, pois está traduzida em línguas e dialetos. Pode ser encontrada em formados e estilos diferenciados. Você pode ter uma Bíblia de bolso, mini-Bíblia, Bíblia vida, Thompson, Shedd, do ministro, católica, pentecostal, anotada, dentre tantas outras. Você pode encontrá-la em cores diferentes, em encadernações diferentes, tipos gráficos diferentes. E ultimamente você pode lê-la em seu computador, em seu tablet ou aparelho telefônico nas mais diversas versões, desde que você baixe um aplicativo.

Pasmem, mesmo sendo um livro que costuma permanecer aberto em algumas mesas de cabeceiras de quartos de hotéis ou quartos familiares, ou sendo lembrada em monumentos em praças públicas, mencionada em abertura de reuniões, sendo acessível a pessoas de credos, fé, religiosidade diferentes, ainda assim é um livro desconhecido. 

Quero investir este tempo em desafiá-lo a ler não somente ocasionalmente a Bíblia, mas lê-la intencionalmente e com regularidade. Não há nada mais importante a fazer com a Bíblia, do que lê-la. Recomendo e incentivo que se empenhem nesta direção.

Como somos pessoas ocupadas, vem uma indagação: Por que eu deveria investir tempo nesta atividade? Vale a pena ler a Bíblia? Quero apontar alguas razões porque você deve fazê-lo:

- QUANDO VOCÊ LÊ A BÍBLIA VOCÊ AMPLIA O SEU CONHECIMENTO HISTÓRICO -
Como qualquer outro registro histórico, a Bíblia traz em suas páginas excelentes informações comprovadas pelas arqueologia. Fala da origem da humanidade, do desenvolvimento da raça humana, da origem das etnias, das diferentes línguas e idiomas. Interessa a quem estuda sociologia, medicina, direito, psicologia, dentre outras ciências.

- QUANDO VOCÊ LÊ A BÍBLIA VOCÊ DESENVOLVE O SEU CONHECIMENTO GERAL -
Certo professor de filosofia admitiu em classe que os provérbios de Salomão são um verdadeiro tratado de filosofia. Há um depoimento interessante do Dr. Smiley Blanton, que é psiquiatra. Conta ele que, um dia, um cliente novo viu uma Bíblia sobre sua mesa e perguntou: "O senhor, um psiquiatra, lê a Bíblia?" "- Não só leio a Bíblia, mas  a estudo" - respondeu ele. E continuou: "É o maior tratado sobre o comportamento humano que já se escreveu".

- QUANDO VOCÊ LÊ A BÍBLIA VOCÊ AGREGA CONHECIMENTO CIENTÍFICO -
Dentre várias confirmações científicas de verdades sobre as quais a Bíblia já falava temos uma delas que é um verdadeiro milagre. Pesquisas vieram a comprovar que os componentes químicos que há na terra são os mesmos que se encontram no ser humano, porém a Bíblia já afirmava: " E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gênesis 2,7). Houve muitas discussões a respeito da forma da terra ao longo da história, se era ou não redonda, e várias teorias foram desenvolvidas enquanto a Bíblia já afirmava: "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola com tenda, para neles habitar" (Isaías 40,22).

- QUANDO VOCÊ LÊ A BÍBLIA VOCÊ ADQUIRI CONHECIMENTO PARA O SEU DIA-A-DIA -
Na Bíblia encontramos o que devemos fazer e o que não fazer que nos será de bem ou mal, e ainda temos as orientações sobre como conseguir fazer o que devemos. Quem a lê e pratica é chamado por Tiago, de bem-aventurado. Com certeza será um bom pai, uma boa mãe, m bom filho, uma boa filha, uma boa patroa, um bom patrão, um empregado exemplar, um cidadão de bem. É impossível ler o sermão do monte e aplicá-lo à vida e não viver bem a vida, e não ser bem sucedido em família, nos relacionamentos e na vida profissional.

- QUANDO VOCÊ LÊ A BÍBLIA VOCÊ ADQUIRE UM CONHECIMENTO PRÓPRIO ADEQUADO -
Sem querer me envolver indevidamente com conceitos da filosofia, afirmo que a leitura e aplicação dos ensinos bíblicos conduzem-nos a respostas às perguntas mais profundas sobre a nossa existência, tais como: "De onde vim? Por que estou aqui? Para onde vou?" Perguntas estas que foram objeto de reflexão de filósofos e religiosos ao longo de toda a história da raça humana. A Bíblia nos ensina sobre a nossa origem e finalidade. Quem lê e aplica o primeiro e maior mandamento e o segundo semelhante a este à vida, tem autoestima no nível correto. Quanto mais descobrimos quem é Deus e temos um conhecimento correto dele, mas conhecemos a nós mesmos de forma adequada. Mesmo que a filosofia tenha avançado grandemente nos últimos anos e possa fazer afirmações verdadeiras sobre o homem. A Bíblia ainda continua sem igual no ato de nos informar quem somos, como somos e o que precisamos fazer. Além disso, ao ler as páginas da  Bíblia, ficamos impressionados como somos informados acerca de nós mesmos, e a única conclusão que podemos tirar, é que seu autor é verdadeiramente quem nos criou.

- QUANDO VOCÊ LÊ A BÍBLIA VOCÊ ENCONTRA A FONTE DA VIDA ETERNA -
A busca do eterno esta dentro de nós, e e revelada na arte, na música, na poesia, na arquitetura. Projetamos vida que continua. Desejamos que a vida não termine. Lutamos por ela, investimos para que seja duradoura, buscamos maneiras de assegurá-la. Lendo a Bíblia, chegaremos lá. Toda a Bíblia aponta para a vida que há em Jesus. Ele e o Cordeiro de Deus, Leão de Judá, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e afirma: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14,6). Disse Jesus: "Examinai as Escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim (Jesus) testificam" (João 5,39).

Ler a Bíblia é essencial e importante. Lendo três capítulos diários e cinco capítulos aos domingos, lê-se a Bíblia toda em um ano. Além do benefício da leitura em si, somos enriquecidos com disciplina adquirida que é sempre boa para pessoas que buscam o sucesso. Leia a Bíblia, pois é o livro de Deus para a humanidade. Ao lê-la somos recompensados no corpo, na alma e no espírito. Isto lhe trará benefícios materiais, físicos, emocionais e espirituais. Termino com a citação de Billy Graham: "A leitura da Bíblia será capaz de transformar sua vida como já transformou a de tantos outros".


Autor: José Maria de Souza

Obs: Artigo retirado da Palavra & Vida - Revista de Jovens e Adultos da Convenção Batista Fluminense, distribuidor: Departamento de Educação religiosa, edição referente aos meses de abril, maio, junho de 2013, páginas 05, 06,07 e 08.

Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir