obs: Imagem extraída do site: dreenwood.loveblog.com.br
O perdão é uma grande lição de Jesus na Cruz, (Lucas 23,34)
o perdão é uma forma de viver a palavra de Deus, (Mateus 18,21-22)
o perdão é condição de também ser perdoado por Deus. (Mateus 6,14)
Vem Jesus, me ajuda a perdoar,
vem e arranca esta pedra do orgulho,
que me impede de perdoar.
Vem Jesus, me ajuda a perdoar,
vem retirar este pecado do meu coração,
camuflado atrás do meu amor próprio.
Vem Jesus, me ajuda a perdoar,
vem meu libertador, me livrar da sede de vingança,
deste desejo de fazer justiça com as próprias mãos.
Vem Jesus, me ajuda a perdoar,
vem e dissipa o ódio do meu interior,
e com a tua luz ilumina as minhas trevas.
Vem Jesus, me ajuda a perdoar,
“Médico dos Médicos”, me cura com teu amor,
vem extraí este “câncer de ódio” do meu ser.
Autora: Kátia Regina Corrêa Santos - Escrito em: 26.05.2007
dom dotransplantes EDGAR ,,,OI ENTREI HOJE NO MEU BLOG Dom transplantes que fala sim de minha vida ele ,,passei pelo ato em si em ser TRANSPLANTADO,,OBRIGADO PELO CARINHO A VISITA ABRAÇOS QUERIDAS
ResponderExcluirLegal seu blog Kátia, já estou seguindo.
ResponderExcluirO endereço do meu é:
http://prof-denis.blogspot.com
Quando rabisquei este ensaio poético:"Vem Jesus, me ajuda a perdoar", foi devido uma amiga que tinha muita dificuldade em perdoar... e eu pude perceber o quanto esta dificuldade lhe fazia sofrer... e eu me coloquei em seu lugar acabei escrevendo:"Vem Jesus, me ajuda a perdoar"...
ResponderExcluirMas o que quero comentar é que acabei de ler o livro do Augusto Cury e como autoridade da psiquiatria olha só o que ele diz sobre o perdão:
"Há pessoas que ficam retroalimentando em sua mente as ofensas, perdas, rejeições, desapontamentos, preocupações, durante meses e anos.Contaminam espaços importantíssmos de seu inconsciente.Não entendem que a maior vingança contra o inimigo não é ódiá-lo, mas perdoá-lo.Para perdoá-lo é preciso despir-se de heroísmo, compreendê-lo, deixar de gravitar em sua órbita insana.Quem odeia seu inimigo é inimigo de si mesmo." (página 168)
Para Augusto Cury perdoar é sinal de maturidade e de proteção do território emocinoal:
"Se, ao contrário, o Eu for maduro, se souber dar um choque de gestão na psique,...entenderá que por trás de uma pessoa que fere há uma pessoa ferida.Desse modo, protegerá o delicadíssimo território da emoção."(página 167)
Gostei tanto deste livro do a Augusto Cury que resolvi deixar registrado aqui neste cometário as suas profundas palavras...Quem quiser ler o livro a bibliografia e a seguite:
Autor : Augusto Cury
Livro:O código da inteligência: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional- Rio de Janeiro:Thomas Nelson Brasil/Ediouro,2008.
Veja só o que diz o João sobre o ódio ao irmão:
ResponderExcluir"Quem diz que está na luz mas odeia seu irmão continua nas trevas.Quem ama seu irmão permanece na luz e não tropeça. Quem odeia seu irmão está em trevas, caminha em trevas e não sabe aonde vai, pois a escuridão lhe cega os olhos."
(Primeira carta de João:2,9-11 Bíblia do Peregrino, Editora Paulus, 2ª edição, 2006)
Diz um velho ditado:"a vingança é um prato que se come frio". Quem criou esta frase talvez tivesse pensado no tempo que uma pessoa emprega planejando vingar-se de algo ou alguém. Porém, quem pratica esse ato não pensa nas consequências. Comum em obras de ficção, o desejo de fazer o outro pagar pelo que cometeu também acontece muito na vida real. Entretanto, o vingador não sabe que a vontade de fazer justiça com as próprias mãos pode torná-lo também um algoz e vítima de si mesmo (Amanda Pieranti,2011,p.16).
ResponderExcluirObs: Trecho do artigo:"Vingança: o mal contra si mesmo", da autora Amanda Pieranti, retirado do Jornal Show da Fé,ano: 06, nº68, setembro de 2011, página:16.
O autor Cesar Romão faz algumas observações sobre o perdão, que considero relevantes:
ResponderExcluir"Não perdoar é aumentar sua carga dia a dia enquanto escala uma montanha, ficando cada vez mais difícil chegar ao topo com tanta bagagem inútil. O perdão não é simplesmente um ato de sentimento, é um ATO DE INTELIGÊNCIA".(página 25)
"perdoe e coloque em seu futuro a aceitação de seus valores como ser humano. É a compreensão de que os erros são oportunidades para o crescimento, para a consciência e para o cultivo da compaixão, que expandirá o amor por você e por aqueles que o cercam". (página 25)
"O motivo mais óbvio para o perdão é que, por meio dele, abandonam-se os efeitos anestesiantes da raiva e do ressentimeno. Você não ganha absolutamente nada pendurando ressentimentos pelo corpo como se fossem enfeites de Natal".(Página 26)
Autor: Cesar Romão
Obra:"O seu futuro depende de você"
Editora: Academia de Inteligência, São Paulo, Ano: 2008